terça-feira, 31 de julho de 2018

Vasilhas de transporte - Cantaro - Aljara الجرة

O cântaro é uma vasilha de forma fechada e de tamanho médio ou grande com altura superior a 20 cms. Destina se  ao transporte ou armazenamento de liquido , principalmente agua.
O cântaro caracteriza-se por ter um corpo de forma oval com gargalo de forma bem definida e relativamente estreito para evitar o derramamento dos líquidos, é ainda composto por duas asas para facilitar a tarefa de manuseamento e de transporte.
O nome cântaro vem do grego cantharus e designa um recipiente que seja capaz de conter um almude enquanto que a enfusa apenas leva um quarto de almude.
A sua principal função é a de transportar líquidos e a sua forma oval evita assim que o liquido que se transporta não se entorne, as suas dimensões não devem ser excessivas para assim permitir o seu transporte.
A tarefa de transportar agua deveria ser diária e constituía um ritual quotidiano na vida da população, era uma tarefa feita por mulheres ou por adolescentes.
No caso de Mértola não existem ate aos dias de hoje um numero certo de fontes, cisternas ou mesmo  poços intramuros em época Islâmica, no entanto pensa-se que existiriam poços conectados por túneis com o rio Guadiana como os que existiam na zona do antigo porto  e em pontos baixos do interior da cidade.





Foto - Jose Alberto Ribeiro
Adaptação de texto - Ceramica Islamica de Mertola
Tradução / Translation - عبدالناصر محمود ابواحمد ( Thanks once more)

عبدالناصر محمود ابواحمد

عبدالناصر محمود ابواحمدعبدالناصر محمود ابواحمد
عبدالناصر محمود ابواحمد
عبدالناصر محمود ابواحمد
عبدالناصر محمود ابواحمد

Sem comentários:

Enviar um comentário