A talha
A talha define se morfologicamente como uma forma fechada de grandes dimensões com a boca e pescoço bastante largos de formato oval, podendo ter asas ou não.
A talha destina-se a armazenar líquidos ou sólidos ( agua, azeite, sementes) e devido ao seu peso e tamanho eram normalmente mantidas num lugar da casa estável e de fácil acesso, servindo as suas asas apenas para rodar ou arrastar, nunca para levantar a talha.
Estas peças de cerâmica têm características técnicas que se adequam principalmente ao armazenamento de agua, mantendo a assim sempre fresca, as sua paredes sendo porosas actuavam como filtro.
O suporte
O suporte da talha é um objecto de grande estabilidade mantendo assim a talha direita e tem geralmente forma cilíndrica alta com um prato raso que tem a função de recolher a agua filtrada que transpira pelas paredes porosas da talha.
A sua função centrava-se principalmente em três necessidades :
- Recolher a agua que transpirava pelas paredes da talha
- Levantar a peça do chão evitando assim humidade em casa
- Estabilizar a talha em solos irregulares
A tampa
As tampas das talhas são discos planos e grossos em cerâmica, segundo alguns autores as tampas poderiam ser também de madeira ( como são algumas que ainda estão em uso em regiões como o Algarve ou Alentejo ). Estas peças em madeira teriam a vantagem de não se partirem tão facilmente como as de cerâmica
Adaptação de texto - Cerâmica Islâmica de Mértola
Fotos - José Alberto Ribeiro
Tradução/Translation- Thanks once more
عبدالناصر محمود ابواحمد
.
Sem comentários:
Enviar um comentário