terça-feira, 8 de setembro de 2020

A representação figurativa no mundo Muçulmano

                                   


                                     

" Bendito seja o Aquele que concedeu ao profeta Maomé belas ideias para decorar as suas mansões"

Ibn Zamrak


Em nenhuma parte do Corão se proíbe a representação figurativa, apenas existe um cuidado em não voltar ao antigo paganismo. Antes da criação do Islão existia na Síria e Ásia Menor uma certa tendência para suprimir a representação figurativa em prol da representação floral ou mesmo geométrica.

Esta tendência em suprimir a representação figurativa vem desde os tempos dos "hadices ( أثر )" de tradição oral na época Abassida em que realmente se insiste na intenção de evitar a idolatria uma vez que o culto deve ser feito só e só a Deus.

                                               

Na realidade a representação artística figurativa está presente no Islão desde os tempos mais remotos, a própria Kaaba aquando da sua remodelação, devido ao seu estado ruinoso, na época de Maomé no ano de 608 estava enfeitada nas paredes e tectos de pinturas (suwar) com profetas, árvores e até anjos. Nos seus pilares da porta estavam representados o profeta Abraão assim como Maria com jesus ao colo.

Com o passar dos tempos as representações figurativas foram se afastando dos edifícios religiosos passando então para a esfera privada das habitações. Regra geral a representação figurativa, entre as quais a humana, permanece durante o séculos seguindo cada um dos períodos do poder Muçulmano.                                         

                                           

 A tradição clássica encontrada na Península Ibérica e a a tradição que foi trazida do Oriente unem-se para mostrar temas com imagens da vida em que são narradas cenas da vida na corte assim como cenas de caça ou jogos ou mesmo músicos. è graças a este testemunhos que chegaram ate aos dias de hoje que é possível mais sobre os protocolos oficiais , a vida quotidiana, formas de vestir e a sua evolução. A variedade de animais representados é grande assim como os suportes onde estavam representados tais como armamento, azulejos, tecidos e peças em bronze. As representações figurativas não aparecem só na arquitectura, elas estão presentes nas primeiras peças de cerâmica dourada época Abassida e que tiveram continuação no Egipto até peças de uso quotidiano   como são as figuras femininas usadas em amuletos ou mesmo em brinquedos. 

.                                    

Durante o período Fatimida a sua cerâmica dourada também usou a figuração como um dos motivos decorativos. Algumas peças representam figuras femininas tocando instrumentos musicais e mostrando assim aspectos da vida quotidiana tais como adornos, penteados a forma de vestir ou mesmo ate de se sentarem, como adornos complementares das peças era possível ver ainda elementos vegetais .


Fonte - Purificación Marinetto Sánchez /  2020

             Junta de Andalucia - Consejeria de la Cultura y Patrimonio Historico de la Alhambra e                                                              Generalife

Fotos - José Alberto Ribeiro / Museo de Alhambra ( foto de cerâmica dourada)

                   

Sem comentários:

Enviar um comentário