domingo, 16 de setembro de 2018

Torre albarrã do Castelo de Paderne restaurada com o «processo construtivo histórico» dos almóada




 «Esta senhora tem oito séculos de existência, por isso, ao fim de todo este tempo, tem direito a ter uma mazelas. E a nossa intervenção foi no sentido de as começar a corrigir», explicou Natércia Magalhães, técnica superior da Direção Regional de Cultura do Algarve, ao ministro da Cultura, que hoje visitou as obras de restauro já concluídas da torre albarrã do Castelo de Paderne (Albufeira).
A intervenção, que contou com o apoio «fundamental» da Fundação Millenium BCP, até custou menos que os 132 mil euros orçamentados, já que, em obra, como também explicou Natércia Magalhães, foi decidido manter o atual coroamento da torre, o que evitou fazer o último taipal.
A intervenção acabou, ainda assim, por demorar mais tempo que o previsto, porque foi feita «recorrendo ao processo construtivo histórico que os almóadas usaram», há oito séculos, na construção deste castelo de sólida taipa militar.
Esta é apenas a primeira e menos dispendiosa fase das obras de Conservação e Restauro dos Módulos de Taipa Almóada do Castelo de Paderne, programadas pela Direção Regional de Cultura para este monumento classificado como Imóvel de Interesse Público.

http://www.sulinformacao.pt/2018/09/torre-albarra-do-castelo-de-paderne-ja-esta-restaurada-com-o-processo-construtivo-historico-que-os-almoadas-usaram/






Fotos : José Alberto Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário