sexta-feira, 17 de maio de 2019

O desenho na cerâmica Islâmica



Na cerâmica do Al Andalus o desenho é parte integrante de uma comunicação por códigos, onde os elementos fazem parte de um sistema com variadas formas de combinações e afinidades, entre o desenhar e a linguagem, que se tornam mais evidentes quando se utiliza a escrita.
O desenho assim como a própria cerâmica é um processo artesanal previsível e até nalguns casos padronizado e está de acordo com a sua época e lugar.
Na cerâmica Islâmica o desenho tem intencionalidade de comunicação constante direcionada fundamentalmente a forças sobrenaturais traduzido por símbolos que atraem a proteção divina e afastar o mal, função apotropaica portanto.

O desenho e as técnicas






Na cerâmica Islâmica quando é usada a técnica de melado e manganês observa se que o traço é rápido, dinâmico e com movimento solto, já na técnica de corda seca nota-se que existe um control absoluto pela rate do artesão do traço e da própria mancha, o que tem como resultado decorações estáticas.
O traço e a mancha são considerados os elementos básicos do desenho e na cerâmica o desenho pode ser feito na roda afim de simplificar o trabalho quando se produz em serie,ou com pincel.
Em qualquer da duas técnicas referidas desenhar será um acto sem retorno pois o traço sobre a cerâmica exige um completo domínio dos materiais

Simbologia  na cerâmica Islâmica




Os dicionários de símbolos normalmente apresentam as mais diversas interpretações que são dadas  em algumas sociedades, existindo símbolos que são transversais a quase todas as civilizações tais como o circulo que representa o sol e o céu. Estes símbolos ao transitarem de uma sociedade ou de uma época para outra vão ganhando novos contornos e significados.
Segundo a religião Islâmica não é recomendável que se utilizem recipientes de ouro ou prata para comer ou beber, tal recomendação é fundamentada num desejo de sobriedade social assim como uma condenação ao luxo.
Graças a essa interdição existiu sempre uma procura no sentido de satisfazer a necessidade de ostentação das aristocracias que assim para contornar essa interdição passaram a utilizar peças de reflexos dourados tão característicos do Al - Andalus.

Os motivos





Os principais motivos na cerâmica islâmica são os vegetalistas, zoomórficos e antropomórficos.
Na arte Islâmica do Al - Andalus, principalmente no seu inicio, foram utilizados como inspiração numerosos símbolos vegetalistas de antiga tradição mediterrânica tais como flores de lótus, palmetas, pássaros cordas do infinito assim como estrelas de Salomão.
Os motivos zoomórficos ocupam sempre a parte mais importante da peça de cerâmica, ou seja o centro. Normalmente são representadas cenas de caça que era uma actividade fortemente implantada na sociedade Islâmica embora sujeita a uma serie de restrições religiosas.
Os motivos antropomórficos encontram se apenas em duas representações de carácter humano : a mão de Fátima como estampilha e um pequeno fragmento de cerâmica que identifica como uma cara.
Acerca desse fragmento, proveniente do Castelo de Palmela, não é possível saber a figura a qual a cara pertencia dada a sua pequena dimensão.
A estampilha da mão de Fátima recupera e continua o antigo simbolo do numero cinco, representado pelos cinco dedos da mão levantada. A sua adopção pelo Islamismo renova o simbolo com o poder do nome da filha do profeta, Fatma a quarta.


Fonte : Nádia Torres : O desenho na cerâmica Islâmica de Mértola
Fotos : José Alberto Ribeiro











Sem comentários:

Enviar um comentário