sábado, 11 de fevereiro de 2017

A decoração estampilhada da talha em período Almoada


O período Almoada representa já a fase final do domínio Islâmico no sudoeste peninsular e decorre entre os séculos XII e XIII. É uma época notável pois vive por um lado o período da "Reconquista Cristã", e por outro, o culto ideológico do poder do chefe e de Deus e isso pode se verificar na epigrafia das cerâmicas
É uma época de intolerância religiosa, as mesquitas foram destruídas ou convertidas em igrejas e muitos muçulmanos foram viver para fora de portas aparecendo assim as mourarias.


As Talhas

As talhas eram usadas principalmente como depósitos de agua ou como armazenamento de cereais e frutos secos. Eram compostas por um gargalo de boca larga e um bordo da aba grossa e um bojo globular que assenta numa base plana ou ligeiramente convexa.
A sua pasta mal cozida e porosa era branca ou avermelhada conforme a zona de onde era extraído o barro.


Nas talhas que ostentavam o tradicional estampilhado é de notar que apenas o colo e o ombro são revestidos e impermeabilizados pela tradicional pasta verde de oxido de cobre, pode se concluir então que eram utilizados para armazenar agua de beber. A parte inferior como não tinha qualquer tipo de revestimento ou cobertura vitrea  eram portanto naturalmente humedecidas conservando assim a agua sempre fresca. As talhas que não eram vidradas poderiam ser impermeabilizadas com pez ou gordura.


A decoração estampilhada era feita através de um molde ou matriz aplicado na peça com o barro ainda verde ( não cozido), deixando na peça motivos decorativos que aparecem tanto na horizontal como na vertical, segundo um registo de elementos sobrepostos. Os registos decorativos eram geralmente delimitados por frisos preenchidos por decoração rectilínea ou curvilínea incisa por  losangos impressos através de uma ferramenta rolante.
Em cada matriz da talha surgiam, alem do elemento principal, pequenos elementos diversos que preenchiam os espaços vazios num processo simétrico e equilibrado.



As talhas e os seus temas 

 
Tema Geométrico - Varias formas geométricas aparecem como elementos principais na cerâmica estampilhada, destacando-se as sequências entrelaçadas e concêntricas de losangos, estrelas de seis e oito pontas e algumas com formas circulares.

Tema Fitomorfico - Elementos muito estilizados e longe de se assemelharem a plantas naturais, Aparecem também elementos não identificados que surgem como temas centrais ou de preenchimento ale das tradicionais palmetas, flor de lotus ou rosetas.

Tema Epigrafico - A escrita árabe é um dos temas mais abundantes nas estampilhas da talha. Tanto em estilo cufico como em cursivo aparecem legendas bem epigrafadas de carácter religioso Al-Muk e outras de bênção e bem estar tais como al-yumme e baraka. Alem do carácter ornamental têm para um muçulmano um poder profilactico capaz de proteger não só o produto conservado como a a casa e seus donos.

Tema Zoomorfico - Existem vários exemplos com este tema e normalmente são representados através de aves, havendo alguns onde são apresentados também quadrúpedes aos pares ou mesmo leões.

Tema Antropomorfico - Normalmente o único elemento do corpo humano representado é a mão, este motivo é chamado por mão de Fátima ou Rhamsa (cinco). A religião   muçulmana na sua vertente popular converteu este símbolo e adaptou-o  á sua estrutura religiosa e social. A sua representação nas talhas demonstra mais uma vez a preocupação e o temor dos muçulmanos medievais em relação aos espíritos maléficos ou mau - olhado
sobre o alimento conservado.

Tema arquitectónico - É representado essencialmente por formas de arcos polilobulados
em ferradura, quase sempre delimitados ou preenchidos por motivos de carácter vegetal.

Adaptação de texto de Ricardo Tomás / Campo Arqueológico de Tavira
Fotos . Jose Alberto Ribeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário