quarta-feira, 24 de junho de 2015

Alcatruzes em cerâmica (al-kadus)

Museu de Arqueologia de Silves
Alcatruzes em cerâmica (al-kadus)
Arrabalde oriental de Silves
Sec - XII





Não existe duvida quanto á utilização do alcatruz, ainda nos dias de hoje pode ser visto no Algarve nas zonas mais interiores onde predomina a actividade agrícola, embora os de hoje sejam de madeira ou mesmo de metal.
Este tipo de cerâmica foi também adaptado pelas comunidades piscatórias na captura de polvos. Com o tempo de utilização ficam cobertos de moluscos sendo assim impossível atribuir-lhes esse uso em contexto islâmico uma vez que nenhuma das peças encontradas apresenta sinais de utilização na pesca do polvo.
Segundo alguns autores estas peças seriam também utilizadas como clepsidras ou relógios de agua para medir o tempo de rega.
O alcatruz era furado na base e enchia se de agua medindo se assim o tempo que demorava a vazar como unidade de medida temporal ( Zozaya 1981).
Os furos ou orifícios na base do alcatruz poderiam ter uma outra utilização que era facilitar a saída da agua quando ja ia no sentido descendente, permitindo assim a entrada de ar que substituía a agua evitando assim criar uma bolsa de ar no interior da peça.
No Al-Andalus são conhecidos basicamente dois tipos de alcatruzes, os de corpo cilíndrico com base plana e os de base conica como os da foto.

Adaptação de texto de Susana Martinez
Foto - José Alberto Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário