quarta-feira, 11 de março de 2015

Brinquedos muçulmanos de cerâmica no sul de Portugal


No território do Al-Andalus durante escavações arqueológicas ou por achados fortuitos têm vindo a ser descobertos alguns brinquedos de cerâmica.Apresentam-se na forma de pequenas figuras zoomorficas assim como em pequenas peças de cerâmica e nalguns casos antropomórficas, estas peças são consideradas em contexto Islâmico como brinquedos. Algumas destas peças em cerâmica apresentavam sinais de utilização ao lume sendo assim provável que algumas crianças iniciassem a sua aprendizagem na culinária acompanhadas das mães ou de cozinheiras.


E assim provável que as pequenas bonecas e as miniaturas de loiça de cozinha seriam próprios de crianças do sexo feminino enquanto os cavalinhos seriam parte integrante do imaginário do sexo masculino ligado ás façanhas cinegéticas e guerreiras.
Integravam ainda as actividades lúdicas. infantis e juvenis, algumas marcas de jogo assim como grafitos e algumas series de covinhas que serviriam de tabuleiro para esse tipo de entretenimento que também era praticado por adultos.





Estes brinquedos apesar da sua função lúdica tinham também a sua parte didáctica uma vez que alem da sua presença no quotidiano eles eram produzidos e oferecidos ás crianças Islâmicas em manifestações sócio-religiosas.

Adaptação de texto de Rosa varela Gomes
Fotos : José Alberto Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário