segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Bocal de cisterna islâmico de Silves


Peça exposta no Museu de Arqueologia de Silves

Arenito vermelho ( Grês de Silves)




Uma leitura possível feita por Mário Varela Gomes e Rosa Varela Gomes

No ano de 1975 e após a demolição de uma moradia na zona mais alta de Silves foram encontrados alguns fragmentos desta peça esculpida em arenito vermelho( pedra de Silves).
Com a colaboração do escultor Carlos Soares os fragmentos foram colados e restaurados estando a peça actualmente exposta no Museu Municipal de Arqueologia de Silves .
Este bocal pertencia a uma cisterna de construção subterrânea de planta quadrangular medindo cerca de 1,70m de largura por 2.20m de alto, sendo a cobertura em forma de volta perfeita ou abobada de canhão.
A estrutura da cisterna era feita de argamassa de cal e areia tendo sido escavada no solo e no substrato rochoso.
Foram identificados restos de uma outra cisterna do período Almoada que se encontrava sob um pátio com jardim e passeador, sobreposto pela necrópole cristã junta á Sé que data da segunda metade do século XIII.
O bocal foi estudado pelos arqueólogos Mário Varela Gomes e Rosa varela Gomes apresentando uma forma prismática com as medida de 0.70 de diâmetro e 0.75 de largura talhada em Grés de Silves de cor vermelha escura com manchas arroxeadas e de cor ocre .
Esta peça apresenta oito faces e os motivos decorativos foram gravados em relevo.



Para ler na integra : http://www.academia.edu/1551321/Bocal_de_Poco_Islamico_de_Silves_-_Uma_leitura_possivel

Sem comentários:

Enviar um comentário