quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Doação do Castelo de Paderne




No ano de 1305 D.Dinis fez a doação do Castelo de Paderne ao mestre da ordem de Avis, D.Lourenço Annes .
Esta doação foi feita pelo monarca á ordem de Avis por muito serviço que me fizestes e em remiimento dos meus
pecados.


Em nome de deos Amen Conheçuda(1) cousa seia (2) a Aquantos esta carta virem que eu Don denis pela graça de deos Rey de Portugal e do Algarve ensembra(3) com minha molher Rainha dona Isabel e com o Inffante dom Affonso nosso filho primeiro herdeiro, querendo fazer graça e mercê a vós don lourenço affonso meiestre da ordem daviz e a vossa ordem e a vosso convento por muyto serviço que mi fezestes e em remiimento(4) de meos pecados e que aja eu parte em todollos bees que na dita ordem se ffezerem dou e dõo pera todo o sempre A vós e a a ditavossa ordem e convento o meu castello e a minha vila de paderna com o padroado da eigreja e com todos seos termios e con regoengo e com todo o direito e jus Real que eu hy ey e de direito devo A aver, também temporal como espiritual, dou e outorgo a vós e a a dita ordem e convento o dito castello e a vila de padernae e o padroado da eigreja Assi como de suso dito he e com ssas(5) entradas e saidas ecom todas ssas perteenças por jur derolamentos pera todo senpre E todos aquelles que esta minha doação a aguardarem sejam beentos de deos E os quecontra ela hir quiserem non lhis seja outorgado e ajam a maldiçon de deos e a ynha pera todo o senpre. E esta minha doaçon este en ssa(6) fermidõe E por tal que seja mays firme e mays estavil dou onde a vós esta minha carta seellada do meu seelo do chumbo feita a carta em Santarem primo dia de janeiro el Rey o mandou, francisque anes A ffez Era MCCCXLIII anos.

Liv.º 3º dÉl-Rei D.Diniz, de Doações e Foraes-fls.36.

1-Conheçuda-conhecida
2-Seia-seja
3-Ensembra-juntamente
4-Remiimento-remissão
5-Ssas-suas
6-Ssa fermidõe-sua firmeza

Sem comentários:

Enviar um comentário