sábado, 10 de abril de 2010

Muhammad ibn 'Abbad al-Mu'tamid, o Rei Poeta do Al-Andalus



Escrevo-te consciente de que estás longe de mim
e em meu coração, a angústia do sofrimento;
penas não escrevem, mas as minhas lágrimas
traçam uma carta de amor na página da bochecha;
se não for impedida a glória, eu visitaria apaixonado
e secretamente, como o orvalho visita as pétalas de rosa;
beijaria os teus lábios vermelhos sob o véu
abraçaria te desde o cinto ao colar.
Longe de mim, estás perto de mim!
se dos meus olhos estás ausente, não do meu coração.
Cumpre a promessa que fizemos, pois,
tu sabes, eu estou mantendo a minha parte.



Muhammad ibn 'Abbad al-Mu'tamid foi o último rei que governou a taifa de Sevilha no século XI. Foi também um dos poetas mais importantes do Al-Andalus.
Na sua corte reuniram-se alguns dos maiores estudiosos e homens das artes daquela época.
Nasceu em Beja (al-Bajah az-Zayt)no ano de 1040 e faleceu em Aghmatem em 1095, perto de Marráquexe.
O seu Mausoléu ainda hoje é local de peregrinação de poetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário