Francisco Xavier de Ataíde Oliveira (Algoz, 1842 - Loulé, 1915) foi um arqueólogo português Licenciado em Teologia e Direito, dedicou-se à arqueologia e à história das povoações no Algarve. Tornou-se um dos maiores autores sobre a história e o folclore da região, tendo publicado diversos estudos. Fundou, igualmente, o jornal "O Algarvio" em Loulé. Da sua obra publicada em livro deixou-nos os Contos Infantis, Mouras Encantadas, Contos Tradicionais, Romanceiro do Algarve, Biografia de D. Francisco Gomes de Avelar e Memória do Bispado do Algarve e Monografias de Loulé, Algoz, Olhão, Alvor, Vila Real de Santo António, S. Bartolomeu de Messines, Paderne, Estombar, Porches, Luz de Tavira e Estói.
"Envidamos todos os esforços em informar os leitores ácerca da historia da freguesia de Paderne e nesse intuito não nos poupámos a nenhum trabalho de investigação"Ataíde Oliveira -Monografia de Paderne
"Ataíde de Oliveira foi um arqueólogo" ?
ResponderEliminar? Onde foram buscar esta ideia ?
A obra consultada foi a monografia de Paderne...
ResponderEliminarAdmitindo que não tivesse sido um arqueologo a tempo inteiro acabou por fazer muito pelo Algarve e pela arqueologia naquele tempo e com aqueles meios.
Obrigado e apareça sempre