Ao contrario das construções do período Romano feitas com aparelhos e alicerces fortes, as casas do período Islâmico eram feitas, por norma, com argamassas pouco consistentes em que eram utilizadas sobreposições de pedras misturadas com terra misturadas com paredes em taipa. Por isso mesmo em muitos registos arqueológicos são praticamente impossíveis de distinguir por facilmente se terem desagregado do resto do edifício.
As casas nos espaços rurais eram sempre edifícios muitos simples de alicerces sem caboucos de fundação branqueados pela cal, eram por vezes monocelulares ( de uma só habitação ) havendo também outras com um pátio central rodeado de salas.
Em meios urbanos as fachadas dos edifícios continuavam a ser sóbrias com portas que davam acesso ao pátio interior por meio de um corredor e as poucas janelas que existiam era altas e estreitas afim de preservar o interior da indiscrição dos vizinhos. No interior e nos pátios dessas moradias, que eram espaços femininos e domésticos por natureza, cozinhavam se as refeições em lareiras feitas directamente no solo, o chamado fogo de chão.
O armazenamento de agua recolhida das cisternas ou das noras ou directamente das nascentes era normalmente feitos com cantaros que se dispunham encostados pelas paredes das habitações.
Os alimentos eram guardados em potes e talhas nos recantos da casa e as principais reservas de cereais eram armazenadas em silos subterrâneos por vezes abertos no interior das próprias moradias.
Os aparelhos e os materiais de construção
Os aparelhos de construção mais comuns eram a pedra e a taipa, provenientes do arredores das habitações , sendo os telhados dos edifícios em uma ou duas aguas. A taipa utilizada apresenta consistências diversas conforme a zona onde era recolhida, sendo mais compacta no litoral devido á melhor qualidade das argilas e a taipa proveniente da serra devido á terra de aluvião das ribeiras misturadas com areão grosso e xisto acabava por não ser tão consistente.
Nas construções de pedra o aparelho de pedra usado é o pequeno e o médio. os grandes aparelhos eram usados em grandes construções tais como a alcáçova de Mérida construída no sec,. IX.
No Algarve mais oriental foram observados quatro tipos de aplicação ;
Construções de pedra seca
Pedra ligada com argila
Pedra com argamassa de cal
Pedra juntamente com taipa e modelada por taipais.
No revestimento das paredes das casas verificou se a utilização de cal e areia sobre a qual de deitava uma aguada de cal, o solos das casas mais comuns eram feitos de finas camadas de barro que se reparavam á medidas que era necessário, algumas das salas das casas podiam ser revestidas por esteiras de esparto nas áreas de dormir sobre as quais se deitava uma cama ou enxerga.
As casas normalmente eram de um piso só, embora existissem algumas com piso superior. Estes pisos superiores com acesso por escada, que normalmente se situava no pátio central, poderiam ter quartos ou galerias, havendo algumas que poderiam ter açoteias.
Os tectos das casas seriam de telha vã ou poderiam ser cobertos com caniços unidos com argila, técnica que ainda hoje se pode ver no Algarve actual.
As telhas tal como o imbrex Romano eram de meia cana havendo porem ligeiras diferenças sobretudo na curvatura sendo que no período Emiral/Califal foi pratica corrente a decoração nas telhas tornando se mais raro nos períodos seguintes ( Almoravida e Almoada).
A estrutura das casas
As casas rurais tinham habitualmente um pátio com uma ou varias salas em redor em redor como fonte de iluminação e de calor. As aldeias no campo ou ao longo dos caminhos iam aumentando consoante o agregado familiar com acrescentos em torno da casa paterna ou com o alargamento da povoação para áreas mais próximas do habitat natural. As grandes alcarias teriam já os espaços bem organizados, as ruas afluíam para uma pequena praça onde poderia haver uma mesquita ou banhos públicos. Os alicerces dos edifícios eram habitualmente feitos sem caboucos e assentando directamente no afloramento rochoso, contudo no castelo de Salir foram observados alicerces com roços pouco profundos na pedra calcaria . Nas paredes de taipa assentes sobre um soco de pedra, esta base pode ter apenas duas ou três fiadas horizontais de pedras com argamassa e terra.
Obrigado Dra. Helena Catarino
Fotos - Jose Alberto Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário