"O capitel como elemento arquitectónico é a parte superior de uma coluna ou pilar e a sua função é transmitir o esforço do peso para o fuste que é a parte intermédia entre a coluna e a base "
No Al-Andaluz em termos arquitectónicos nunca foi imposto um "cânone" para seguir um determinado estilo como era habito nos edifícios da época clássica, embora existissem diversas constantes estilísticas e elementos predominantes tais como os arcos e os gessos, em que cada edifico apresenta peculiaridades que o diferencia dos demais.
No caso dos capitéis assistiu-se a uma evolução continua, se numa primeira fase durante o emirado de Córdoba foram reutilizados capitéis de edifícios Romanos, assim como doricos ou jonicos mais estilizados, já durante a época Califal são característicos os capitéis em " ninho de vespa" e com motivos vegetais, existindo alguns também com palavras dirigidas a Allah e aos governantes da época.
No século XII com o domínio Almoada surge uma nova reinterpretação dos capitéis, caracterizada por uma geometria simples e uma austeridade notória nas suas construções mas rapidamente conduziu a um dos momentos de maior esplendor particularmente na arquitectura. Mantiveram como suporte os arcos e pilares da época anterior, Almoravida.
Durante o período Nasrida os capitéis respeitavam o traço original Almoada não trazendo originalmente grande evolução de inicio, mais tarde com o desenvolvimento cultural Nasrida surge a coluna de fuste cilíndrico e o capitel de dois corpos , um cilíndrico decorado com faixas e um outro cúbico com ataurique.
Fotos : José Alberto Ribeiro
IN MEMORIAM - AMADOU BAGAYOKO
-
Agora que Amadou Bagayoko (1954-20125) partiu, recordo-o com este texto,
que resultou de uma já distante viagem ao Mali.
BAMACO
*DIMANCHE...
Há 1 dia
Sem comentários:
Enviar um comentário