
Jornalista: Edgar Pires epires@diarionline.pt
Este blog não consiste em falar exclusivamente do Castelo de Paderne.Tentamos assim mostrar o legado islâmico em Portugal.
«Este castelo é uma jóia». Com esta afirmação, o arquitecto espanhol Manuel Lopez Vicente demonstrava todo o apreço pelo pequeno Castelo de Paderne, cujas obras de conservação e restauro decorreram entre de 2004/05 com a sua assessoria técnica.
Nas obras de restauro e conservação das suas muralhas em taipa militar, recorreram à utilização do material mais abundante na zona, a terra, respeitando assim a técnica original.
Nas obras não foram utilizadas as terras retiradas pelas escavações arqueológicas, o arquitecto explicou que «a terra das escavações continha muitos restos orgânicos, o que lhe alterava a cor e outras características». Por isso, a solução foi misturar «terra do castelo com terra dos arredores».
No restauro foram efectuados ensaios para determinar a composição da taipa militar e concluiram que a composição era a mesma existente noutros castelos da mesma área de influência.
As obras começaram pelo lado Sul do castelo, «porque era o que estava mais estragado», com as muralhas literalmente a desfazer-se e a pôr em risco o resto da estrutura referiu o arquitecto Manuel Lopez Vicente.
Inicio dos trabalhos nas fundações do topo Sul
Segundo Natércia Magalhães, técnica superior do IGESPAR (antigo IPPAR)de Faro, a ideia foi que «fique o mais parecido possível com a muralha original, embora permitindo reconhecer a intervenção, distinguindo-a do que era a taipa original». A imagem arquitectónica que se pretendia era que subsistisse, em parte, a actual «ruína conservada», impregnada de «cicatrizes» por uma existência histórica com a duração de oito séculos.
Aspecto interior da muralha depois de reparada
Aspecto exterior da muralha depois de reparada
As obras foram realizadas pela firma Stap, que se dedica exclusivamente à reabilitação de construções com uma forte componente de saber e inovação, que procura responder eficazmente às necessidades do mercado na área dos trabalhos especializados de natureza construtiva e estrutural.
www.stap.pt/
Fotos: Maria Fernandes,Arq.
6º Curso de Mestrado em Reabilitação de Arquitectura e Nucleos Urbanos
Texto: http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=200
Jornalista Elisabete Rodigues