segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Taipa militar Almoada



A construção de muralhas considerou-se desde a antiguidade um capitulo diferenciado no âmbito da historia da disciplina de arquitectura. A dinastia Almoada foi eximia na construção de muralhas em taipa militar, quando observamos os alçados de uma muralha de taipa como a do castelo de Paderne são perspectiveis algumas das marcas exclusivas deste processo construtivo que sem dificuldade são detectáveis devido á falta de rebocos.
As características principais de uma muralha Almoada são :




1 - A utilização de cofragem e a não utilização de rebocos. A taipa militar á semelhança  da taipa civil é uma técnica construtiva que se faz por módulos que correspondem á  utilização de taipais e difere da taipa civil pela ausência de rebocos que reforcem a sua  protecção e pela percentagem da cal utilizada. Uma vez terminado um modulo de taipa  retirava se o taipal para acrescentar de novo um modulo á fiada que se pretendia executar.  Nas fiadas superiores as uniões dos taipais realizavam se desencontradas das uniões das  fiadas inferiores.

2 - Uma métrica especifica, os sinais deixados pela uniformidade métrica da altura das        sucessivas fiadas tiveram no período Almoada uma métrica especifica, essa métrica tinha  por base o duplo côvado ma`muni que corresponde a cerca de 85 de altura. Poderá aferir  essa medida em quaisquer das alturas das cofragens da muralha do castelo de Paderne.  Para o comprimento não havia nenhuma medida padrão aproveitando se assim a medida  máxima da tábua.

3 - Os vestígios de agulhas, as agulhas eram réguas de madeira que atravessam na      horizontal o muro e serviam de apoio aos taipais e designam se por agulhas inferiores ou    superiores. Na construção de grandes espessuras como uma muralha que podiam atingir 3  metros eram utilizadas meias agulhas que eram mais fáceis de manobrar e  economicamente mais rentáveis pelo dispêndio de material. As agulhas foram ficando  durante séculos no interior da muralha e com o tempo deram origem ás filas sequenciais  de orifícios que são imagem de marca das muralhas de taipa do periodo Almoada. pode  se concluir que cofragem ou taipal é a grande responsável pela imagem destas      construções. Por cada modulo executado guarda em si o negativo dos elementos que  compuseram a cofragem e de todos os elementos o que mais ressaltam é o negativo das  agulhas perfiladas em linhas horizontais

4 -  Simulação de juntas de grandes silhares, os alçados eram revestidos na sua totalidade  por faixas de reboco branco com cerca de 10 cms e que se cruzavam aparentando serem  juntas de grandes silhares, essas faixas muito características do período Almoada,  aparentado uma técnica próxima do estuque. Os viajantes Muçulmanos referem estas  muralhas de terra especificas do Ocidente e decoradas com ilusão óptica tomavam nas  com frequência por alvenaria de pedra. Ainda hoje são visíveis na face exterior de  algumas muralhas califais Hispano-Mouriscas que sobreviveram ao passar dos séculos.
 No Algarve temos exemplos desses falsos silhares precisamente no castelo de  Paderne assim como no castelo de Silves e perderam se os do castelo de Salir graças a uma incorrecta intervenção. No  castelo de  Paderne ainda hoje podem ser vistas na torre albarrã e no exterior do canto  nordeste do castelo.
      




Adaptação de texto de Dra. Natercia Magalhães
Fotos - José Alberto Ribeiro