terça-feira, 23 de abril de 2013

Banhos Islâmicos de Loulé ( Hammam )


Localizados normalmente junto á entrada das cidades, de modo a servir os viajantes, os banhos públicos são essenciais á sociedade islâmica. No mundo Islâmico os banhos apresentam um carácter ritual e purificador de acordo com os preceitos religiosos mas também social. Os banhos constituem um elementos fundamental da vida citadina, convertendo se mesmo num local de convívio.Estes banhos de Loulé que são Os primeiros banhos islâmicos, visitáveis em Portugal, intactos.
Estes banhos foram descobertos quase por acaso pela arqueóloga Isabel Luzia. A arqueóloga dirigia uma oficina de Verão que fazia prospecções num casa velha, que o município adquiriu, para alargar o espaço do festival Med.
A partir dessa altura foi um nunca mais parar, enquanto não desceu ao hipocausto, um sistema de aquecimento de água para os banhos, onde homens e mulheres, em grupos desencontrados, se davam ao prazer das terapias de relax, pelo vapor e essências.
Ali foram descobertos primeiramente ganchos de cabelo ( mais de mil) assim como fragmentos de vidro dos frascos de essência, dentes de javali e cerâmica. Quando viu sinais do buraco da chaminé, de onde saíram os vapores para os banhos ,a 1,80 metros de profundidade, abriu-se uma nova página da história local. "Estes banhos [islâmicos], com esta dimensão, são únicos em Portugal", diz a arqueóloga. "Em Lisboa, atrás da Sé, há vestígios,mas a ocupação destruiu a estrutura", lamenta. Ao fazer o paralelismo da descoberta, recorda Granada, Córdova e Sevilha. "É aí que vou buscar informação, para prosseguir com as investigações."
Os banhos islâmicos, diz, sempre foram muito populares. A tal ponto que no foral o Rei D. Afonso III fez questão de mencionar que a exploração dos balneários ficava para a coroa. "Tudo o que dava dinheiro, era para o rei." Neste caso, acrescenta, o preço era "simbólico", e sítio muito frequentado.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia internacional dos monumentos e sítios


Este ano mais uma vez o Castelo de Paderne abriu as portas no âmbito das comemorações do dia internacional dos monumentos e sítios